Chico Tira & Mané Veste Translate

sábado, 27 de outubro de 2012

Peninha chama Deputado Dudimar Paxiúba de 'irresponsável'

 


Peninha diz que Paxiúba foi infeliz em declaração.“O pronunciamento do deputado federal Dudimar Paxiúba na Câmara Federal foi infeliz”. Assim classificou o vereador Luiz Fernando Sadeck – Peninha, em pronunciamento na 3ª feira, na Câmara de Vereadores de Itaituba, com referência ao discurso feito pelo Deputado Federal na Câmara, quando denunciou os garimpeiros no Vale do Tapajós.


O Edil de Itaituba classificou o pronunciamento de irresponsável, pois o que falou o deputado Dudimar Paxiúba foi criticando a garimpagem em geral, pois chamou na tribuna da Câmara Federal pedindo: “Pelo amor de Deus, Polícia Federal, IBAMA, Força Federal e ICBIO salvem o Rio Tapajós”, como se os garimpos estivessem acabando com o rio.

“O deputado Dudimar Paxiúba falou sem conhecimento de causa, pois poderia até denunciar balsas, dragas e escavadeiras (PC), porém, sem fazer o drama que fez generalizando a garimpagem no Vale do Tapajós”, disse Peninha.

O Vereador itaitubense disse que “Dudimar Paxiúba desconhece que o maior responsável pela ilegalidade dos garimpos no Tapajós é a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará – SEMA, órgão do governo estadual, do qual Dudimar faz parte, que é o PSDB, que até hoje não liberou as Licenças Ambientais dos Garimpos. São mais de 13.400 requerimentos de PLG que tramitam no DNPM, aguardando a Licença Ambiental da SEMA do Pará”. Peninha disse que se o deputado Dudimar estivesse preocupado com a garimpagem no Vale do Tapajós, em vez de pedir força federal, teria pedido para o Estado vir legalizar os garimpos. “A forma que o Deputado usou é de repreensão e não de legalização. O que não resolve o problema. Pelo contrário, haverá uma crise na Região”, declarou Peninha.

O Vereador, que pela 7ª vez consecutiva foi eleito em Itaituba, desabafou acusando o Governo do Estado do Pará de responsável pelas multas, apreensão de equipamentos e do fechamento dos garimpos, pois a ele, através da SEMA, cabe a responsabilidade de regularizar a questão ambiental, o que não vem fazendo.

Por outro lado, o clima em Itaituba é tenso, pois o comércio em geral está preocupado com o pronunciamento do Deputado, que pode desencadear uma forte operação que venha apreender equipamentos e fechar garimpos e até mesmo sejam presos garimpeiros. 70% da economia do município de Itaituba vive do ouro e esta repreensão pode causar um grande colapso na região.

O vereador Peninha deu uma sugestão, que foi acatada por todos os vereadores, para que seja marcada para a próxima terça-feira, em Belém, uma reunião com a presença dos representantes dos órgãos ambientas SEMA do Estado, DNPM, Ministério Público Federal, Deputados, Vereadores e representantes da classe garimpeira, para juntos encontrarem uma solução para regularizar a atividade garimpeira no Vale do Tapajós.
Por: Nazareno Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário